Crioitoterapia Prática e Simples - CFPS
Síntese dos métodos de Criofitoterapia Prática e Simples
As dicas KiPuncture têm como principal objetivo da autonomia para a implementação de hábitos com impacto na saúde. Também por este motivo se partilham, estas dicas, desta e de outras formas (treino personalizado, blog, palestras, workshops, site, etc.) para que se tornem “Práticas e Simples” de se aplicarem nas rotinas diárias. A consistência é um dos principais fatores mais impactantes na vida e no sucesso clínico.
Quanto às dicas de “Criofitoterapia” personalizada, mais especificamente, é fundamental compreender o mecanismo da crioterapia (“terapia com frio”), bem como as propriedades individuais de cada vegetal, usado como fitoterápico, utilizado por via tópica, para que se possa selecionar com respeito a qualquer intolerância ou alergia. Cada perfil humano e cada caso clínico tem as suas preferências e condições. E de acordo com cada perfil, se determina a proporção adequada, bem como o modo de preparação para a associação com a terapia pela indução do frio e respetiva aplicação. Os tempos e locais de aplicação podem variar bastante, considerando o desenvolvimento de cada caso, pelo que o registo dos resultados é igualmente muito importante, para facilitar a orientação profissional na personalização essencial.
Exemplos práticos
As técnicas de “Criofitoterapia Prática e Simples” (CFPS), conforme o próprio nome indica, resultam da combinação das técnicas de “Crioterapia Prática e Simples” (CRPS) e de “Fitoterapia Prática e Simples (FPS)”. Esta combinação é resultado do estudo da Naturopatia, da Climatoterapia, da Dermatologia, da Fisiologia, da Geologia, da Hemodinâmica, da Histologia, da Termoterapia, da Física, da Química, assim como outras áreas das Medicinas convencionais e complementares. Naturalmente que a prática clínica sob o conceito Kipuncture confere o aprimoramento destas técnicas, de forma a maximizar os resultados com o melhor conforto e qualidade de vida.
Entretanto, ficam aqui alguns dos benefícios mais comuns dos 3 A’s usados em CFPS (CrioFitoterapia Prática e Simples), de forma a ajudar na seleção dos ingredientes e respetiva proporção ao combinar num único cataplasma congelado:
· (A)nanás: Anti-inflamatório (Tanto pelo que se conhece dos efeitos do gelo, como da bromelaína constante na casca do ananás e do abacaxi, destaca-se a redução dos efeitos adversos nos processos inflamatórios, de forma natural e segura.);
· (A)ipo: Alívio da dor (São várias as formas que se conhecem da aplicação do talo do aipo para o alívio da dor, assim como do uso do gelo ou spray refrescante nalguns casos para o mesmo efeito. A associação de ambas as técnicas só pode somar as suas vantagens se os seus mecanismos e princípios ativos se complementarem.);
· (A)lecrim: Relaxamento muscular (Entre outros benefícios, o Alecrim é muito conhecido pelas propriedade de relaxamento geral, com efeito particular nos músculos. Apesar de se dever evitar nalguns casos, como gravidez e epilepsia, o uso tópico associado ao gelo controlado tem-se revelado bastante mais seguro.)
Nota importante: Não são conhecidos efeitos secundários nestes métodos, mas apenas as vantagens de apoiar nos processos naturais saudáveis. Pelo facto, recomenda-se que consulte o seu terapeuta, no caso de qualquer dúvida ou efeito não previsto. Sempre que possível, também deve aplicar uma menor quantidade numa primeira utilização, em local do corpo sem lesão e com maior resistência, de forma a confirmar a sensibilidade individual da pele. Não tendo sido efetuados ensaios clínicos em todos os casos de patologias graves e condições de saúde mais restritivas, como na gravidez e nas doenças crónicas, no que respeita à combinação supracitada, recomenda-se, sempre que possível, o acompanhamento do seu terapeuta. Tal como em todas as “Dicas Práticas e Simples Kipuncture”, a personalização é essencial.
Naturalmente que há sempre muitas dicas importantes, que poderiam ser partilhadas aqui, muito úteis que sejam ao processo de aprendizagem individual. Contudo, a informação aqui partilhada é apenas um pouco do que pode ser transversal a todas as realidades humanas, trazendo algo de novo para o foco essencial que permite vislumbrar o caminho muito particular para cada um que pode conduzir às melhores condições para a verdadeira felicidade. Para uma melhor percepção dos resultados e competências de seleção, é recomendada a experiência de mais dicas Kipuncture ou a orientação do seu terapeuta para a respetiva seleção personalizada.
Resumo simplificado
Se já tem alguma experiência com o uso do gelo e destes fitoterápicos, só falta mesmo experimentá-los com o método SIMPLES para tirar o melhor partido da sua combinação. São inúmeras as vantagens e garantias para recuperar, manter ou melhorar a sua saúde e bem-estar ao optar por esta intervenção que simplesmente simula algumas condições naturais, nas quais se estimam ter estimulado a evolução da espécie humana.
A partilha da sua experiência ou percepção é sempre muito bem-vinda, especialmente porque outros pontos de vista ou experiências costumam trazer outra forma de explicar ou ver os mesmos ou outros fenómenos da natureza, ajudando a que estas dicas impactem mais pessoas de uma forma realmente saudável e feliz. O método SIMPLES, pode ser usado como complemento de outro método ou como ponto de partida para uma alternativa natural no combate a inflamações associadas a dor intensa e contraturas.
Método SIMPLES:
• Separar cada ingrediente na proporção associada às necessidades individuais manifestadas em cada caso e, se possível, em cada momento, considerando os principais benefícios supracitados
• Integrar o mínimo de água indispensável à tritura, adicionando apenas umas gotas de cada vez, caso seja mesmo necessário, durante uma tritura ligeira de todos os ingredientes
• Misturar a polpa dos ingredientes, mantendo as fibras com uma textura grossa, somente até extrair um pouco do sumo de todos os ingredientes, resultando num cataplasma espesso, fibroso e consistente, de forma a conservar a melhor concentração de vitamina C. Esta textura também facilitará o passo “Lascar”, contribuindo para os critérios “Prático e Simples”
• Prensar e distribuir o cataplasma obtendo 1 a 2 cm de espessura congelando num saco hermético ou outro tipo de recipiente prático de colocar no congelador e de extrair o produto congelado
• Lascar um pedaço, idealmente, à mão e sem a ajuda de qualquer utensílio. Medir o tamanho do pedaço de acordo com o tamanho da lesão, reservando o restante no congelador para uma próxima utilização e outras tantas, quantas necessárias.
• Envolver na lesão (como uma massagem com o gelo [ icing ]) até derreter, absorver o sumo e refrescar um pouco, confirmando a temperatura com as costas da mão / Limpar o sumo escorrido energicamente, de forma a aquecer ligeiramente, com um lenço, guardanapo ou papel de cozinha
• Sentir os efeitos do choque térmico, gradualmente crescente ao longo dos dias, alternando o cataplasma congelado com a fricção da limpeza, 3 vezes seguidas em cada intervenção, terminando com uma limpeza ligeira.
Para uma experiência personalizada, simples, saudável e feliz, com a segurança e conforto profissionais, fica o convite para agendar um momento clínico, onde pode descobrir quais os ingredientes e os movimentos de massagem mais impactantes na sua energia vital, assim como a forma ideal de aplicá-los a seu favor.
Comentários
Enviar um comentário