Alongamentos Práticos e Simples

 

 

Síntese Prática para inserir na rotina


Antes de personalizar, é fundamental entender os principais papéis e dicas de ouro dos alongamentos estáticos e dinâmicos em geral.

Genericamente, os alongamentos dinâmicos são mais usados como complemento no aquecimento antes de qualquer atividade. Com efeito, são especialmente úteis ao acordar. A principal dica dourada é evitar a tensão máxima ou qualquer tipo de dor. Quanto aos alongamentos estáticos, costumam ser usados como forma de arrefecimento, após qualquer atividade, especialmente antes de dormir. A dica dourada são os 30 segundos em cada posição, numa tensão com dor confortável e segura.

Todas as regras têm a sua exceção, por isso a importância da orientação qualificada.

Mais detalhes Simples


De uma forma geral, independentemente dos músculos, tendões e ligamentos implícitos num determinado exercício de alongamento, nos dinâmicos devemos iniciar com insistências muito curtas e lentas, para detetar qualquer desconforto de forma suave e estabelecer os limites de segurança, como se estivéssemos a despertar um bebé, progressivamente mais longos e rápidos, sempre confortavelmente e sem dor. No caso dos estáticos, alongamos muito lentamente, acompanhando com uma respiração profunda, até uma tranquila dor/prazer, como se estivéssemos a acalmar uma criança irrequieta. Neste último caso, em média, 25 a 30 segundos é o tempo que melhor garante a referida segurança e resultados desejados.

Regra geral, salvo perante lesões muito específicas, o impulso natural nos movimentos de "espreguiçar", revelam a forma e os momentos ideais para os alongamentos estáticos mais saudáveis e eficientes. Sempre que surgem estes impulsos, caso tenhamos oportunidade de permitir a sua fluidez, recomenda-se vivamente que se dedique um mínimo de 5 minutos de "Meditação Prática e Simples" ou outra naturalmente coerente com cada pessoa e situação.

Alguns fundamentos P & S (Práticos e Simples)


気のび - KiNobi - Alongando a energia vital

KiNobi é um conceito com um conjunto de técnicas e métodos nipónicos, fundamentados na teoria dos meridianos de energia vital. Tal teoria tem sido progressivamente reconhecida mundialmente com evidências da ciência moderna. Os mais experientes Mestres de KiKou (abordagem japonesa da conhecida prática de ChiKung), das ciências do desporto e das tradicionais ciências orientais dos meridianos de acupuntura, reconhecem a relevância da implementação destes exercícios nas rotinas diárias.

Individualmente ou em grupo, personalizada ou genericamente, os alongamentos dedicados ao fluxo da energia vital, trazem à consciência os hábitos mais saudáveis, pelos seus notórios resultados.

Com os votos de uma vida, saúde, energia e felicidade bem alongadas,
Bruno Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A melodia da vida - The melody of life

Mais de um par de décadas com cuidados vitais

Argila Prática e Simples - Coleção Dicas PS