TPS - "Termas" Práticas e Simples - Coleção Dicas Kipuncture

 TPS - Termas Práticas e Simples

 


 

Síntese dos métodos de Termas Práticas e Simples

As dicas KiPuncture têm o objetivo da autonomia para a implementação de hábitos saudáveis. Por isso se partilha desta e de outras formas (treino personalizado, palestras, workshops, site, etc.) para que se tornem “Práticas e Simples” de se introduzir nas rotinas diárias.

    É fundamental compreender, em primeiro lugar, as competências biológicas, mentais, emocionais e espirituais, inerentes à natureza do ser humano. Quanto às dicas das técnicas termais, mais especificamente, desenvolver a competência de termo-regulação autónoma, para que tudo se torne mais prático e simples, adaptando tranquilamente a cada circunstância.

    De acordo com os especialistas do termalismo, são inúmeros os cuidados que podemos promover no mais simples ambiente caseiro. Conhecendo-nos minimamente a nós próprios e aos recursos mais acessíveis localmente, geralmente encontramos facilmente os melhores ingredientes para cada caso mais particular.

    Caso surja alguma questão quanto à viabilidade dos métodos termais, provavelmente devido às tendências sociais mais modernas, fica a sugestão da reflexão no poder da consistência. Contudo, se experimentarmos em casa, poderemos entender melhor o propósito das estâncias termais. Nestes locais idílicos, é mais provável garantirmos uma orientação para a "conexão ideal"

     


 

Exemplos práticos

As técnicas de “Termas Práticas e Simples” (TPS), foram concebidas com base no estudo das terapias termais, assim como de outras terapêuticas associadas (hidroterapia, crenoterapia, climatoterapia, talassoterapia, etc.).

Caso seja a primeira vez que experimente uma regulação diferente, recomenda-se que se aconselhe com o seu médico ou terapeuta, especialmente no caso de qualquer doença cardíaca crónica.

Entretanto, ficam aqui alguns dos exemplos mais comuns dos benefícios destes métodos:

  •  Manutenção erecuperação do Sistema digestivo (tratamento e prevenção de colite ulcerosa, disfunção da vesicula biliar, diverticulose, obstipação, síndrome do intestino irritável, etc.)
  •  Manutenção e recuperação do Sistema endócrino e metabólico (tratamento e prevenção de diabetes, hipertiroidismo, gota úrica, etc.)
  • Manutenção e recuperação do Sistema génito-urinário (tratamento e prevenção de atrofia pós-menopáusica, cálculos renais e da bexiga, cistites, congestão pélvica, uretrite, etc.)
  • Manutenção e recuperação do Sistema nervoso (tratamento e prevenção de AVC e respetivas sequelas, hipertonias, etc.)
  • Manutenção e recuperação do Sistema respiratório (tratamento e prevenção de amigdalites, asma, bronquites, doença pulmonar obstrutiva crónica, faringites, laringites, otites, rinites, sinusites, etc.)
  • Processos inflamatórios das doenças reumáticas e ortopédicas (tratamento de artrite reumatoide, condrocalcinose, contraturas, dor, espondilite anquilosante, fibromialgia, lesões traumáticas, osteoartrose, rigidez articular, sinovites, etc.)
  • Qualidade do sistema vascular (tratamento e prevenção de edemas, hemorroidas, hipertensão arterial, insuficiência venosa e linfática, etc.)
  • Saúde da pele (tratamento e prevenção de acne, cicatrizes hipertróficas (queloides), dermatite seborreica, eczemas crónicos, piodermites, psoríase, úlceras varicosas, etc.)

 

    Naturalmente que há muitas dicas importantes no processo de aprendizagem, mas focamos aqui o que se pode trazer de novo, como no exemplo dos estímulos térmicos no banho regular. Pode obter mais informações a partir de kipuncture.com/bs

    O objetivo é criar uma diferença de temperatura da água, de forma a criar uma resposta na circulação periférica e a termorregulação autónoma ao nível da pele.

    Regra geral, na primeira experiência, deve tomar o banho normalmente, sendo que nos últimos 2 a 5 minutos, deve colocar a temperatura da água, ligeiramente acima do habitual. Assim que começar a sentir algum calor que implique alguma ansiedade por água mais fresca, deverá então reduzir imediatamente para uma temperatura ligeiramente abaixo da habitual, por uns 5 a 15 segundos no duche integral ou 2 a 10 segundos em cada zona que solicite mais atenção.

    Progressivamente, se o resultado for agradável e adequado, poderá aumentar a amplitude, de forma a aumentar também o estímulo desejado.

 

Resumo simplificado

    Progressivamente e com a devida cautela, experimente terminar o banho reduzindo rapidamente a temperatura da água por alguns segundos nos dias frios e aumente nos dias mais quentes.

    Se já conhece os benefícios do “choque térmico”, já pode passar para um nível mais avançado. Contudo, aqui fica uma dica em “passo-a-passo”, até para quem nunca experimentou, receia experimentar ou mesmo esteja traumatizado com uma experiência menos interessante. O método SPA pode ser experimentado com vários níveis de contraste de temperatura da água.

 

Método SPA:

 

Sentir a temperatura que o corpo pede em cada banho e Senlecionar a temperatura habitual do banho ou a mais confortável e Seguro (5-15 mins.)

Provocar calor com a temperatura da água até Promover alguma ou uma intensa vontade de refrescar (1-2 mins.)

• Ativar a circulação, não apenas sanguínea, mas de toda a energia vital (Ki, Chi, Prana, etc.) Aumentando a temperatura, mais um pouco, se viável, até potenciar o tal calor e Alternar para uma temperatura tão abaixo quanto possível suportar em segurança, Assim que a tal vontade de refrescar surgir (5-15 segs.)

 


    Registe a diferença do que sente imediatamente ao secar-se, no resto do dia e durante umas 2 a 3 semanas, partilhe e coloque questões. As mudanças na vida costumam ser inevitáveis e sempre gratificantes, quando abraçadas como as crianças costumam fazer.

Variantes

    Em dias de calor ou se costuma preferir banho com água menos quente, então pode-se experimentar o inverso, terminando com água bem quente, especialmente se tende a transpirar muito nestes dias. Geralmente se obtêm resultados de uma transpiração mais controlada.

    Naturalmente que existem muitas exceções e mais variantes possíveis. Contudo, esta será uma forma muito segura, prática e simples para se obterem resultados, no mínimo, que orientem para outras experiências mais interessantes para uma mudança de hábitos bem empoderadores.

    Muito grato pelos comentários e partilhas inspiradores já partilhados, os quais ajudaram bastante a criar estes conteúdos!


Com o melhor Ki,
Bruno Santos

 

 

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Argila Prática e Simples - Coleção Dicas PS

Alongamentos Práticos e Simples

Conexão Prática e Simples - Explicação detalhada